O Festival
O FMM Sines - Festival Músicas do Mundo é um festival de música realizado no concelho de Sines, Costa Alentejana, Portugal, todos os meses de julho. Organizado pela Câmara Municipal de Sines, é um festival de serviço público cultural povoado por espectadores-descobridores. Adotando “Música com espírito de aventura” como assinatura, define-se por uma programação diversificada apresentada em cenários históricos e urbanos de grande beleza e autenticidade, próximos de uma costa com paisagem protegida.

Criação
O festival foi criado em 1999 com o objetivo de valorizar o Castelo de Sines, ligado à biografia do navegador Vasco da Gama, através de um acontecimento que mostrasse a diversidade das expressões musicais do mundo. Hoje, o festival ultrapassa fisicamente as fronteiras do Castelo e dar a descobrir é a sua filosofia.
Conceito
A programação do FMM abarca a largueza da “world music” e transcende as suas fronteiras. Abre-se à folk, ao jazz, à música alternativa, à fusão e às músicas urbanas. Mais do que um festival de “world music” ou música de raiz tradicional, o FMM Sines é um festival que procura as músicas do mundo reais como são feitas e vividas no nosso tempo: músicas miscigenadas, marcadas pelos contactos entre artistas de origens geográficas e culturais diferentes, devedoras dos movimentos de ideias e pessoas que definem a contemporaneidade.

Localizações (+info)
O festival realiza-se nos centros históricos de duas localidades do concelho de Sines: a cidade de Sines (palcos do Castelo, da Avenida Vasco da Gama, do Centro de Artes de Sines e do Largo Poeta Bocage) e a aldeia de Porto Covo (palco do Largo Marquês de Pombal).
Historial (+info)
Entre 1999 e 2022 (22 edições), o festival recebeu cerca de 1 milhão e 400 mil espectadores. Realizaram-se 688 concertos, em que atuaram mais de 3600 músicos, oriundos de mais de 100 países e regiões.
Alguns dos artistas que já passaram pelo FMM: Taraf de Haidouks, Black Uhuru feat. Sly & Robbie, Hedningarna, Kronos Quartet, The Skatalites, Tom Zé, Femi Kuti, Seun Kuti, Hermeto Pascoal, Marc Ribot, Master Musicians of Jajouka, Trilok Gurtu, Toumani Diabaté, Mahmoud Ahmed, Gogol Bordello, Rokia Traoré, Asha Bhosle, Debashish Bhattacharya, Lee 'Scratch' Perry, Tinariwen, Ebo Taylor, Vishwa Mohan Bhatt, Mari Boine, Oumou Sangaré, Béla Fleck, Hugh Masekela, Mulatu Astatke, Angélique Kidjo, Salif Keita, Danyèl Waro, Billy Bragg, Richard Bona, Kroke, Huun-Huur-Tu, Bulimundo, Susheela Raman, Chico César, Omar Souleyman, Ladysmith Black Mambazo, Inner Circle, Ana Tijoux e Omara Portuondo.

Reconhecimento
- EFFE Award 2017
- Iberian Festival Awards 2023 - Melhor programa cultural (Portugal e Espanha)
- Iberian Festival Awards 2020 - Melhor programa cultural (Portugal e Espanha)
- Iberian Festival Awards 2019 - Melhor promoção turística (Portugal e Espanha)
- Iberian Festival Awards 2019 - Melhor programa cultural (Portugal)
- Iberian Festival Awards 2019 - Melhor grande festival (Portugal)
- Iberian Festival Awards 2018 - Melhor programa cultural (Portugal e Espanha)
- Iberian Festival Awards 2017 - Melhor programa cultural (Portugal e Espanha)
- Iberian Festival Awards 2017 - Melhor grande festival (Portugal)
- Iberian Festival Awards 2017 - Melhor promoção turística (Portugal)
- Iberian Festival Awards 2016 - Melhor alinhamento (Portugal e Espanha)
- Iberian Festival Awards 2016 - Melhor grande festival (Portugal)
- Iberian Festival Awards 2016 - Melhor programa cultural (Portugal)
- Europe for Festivals, Festivals for Europe - EFFE Label 2017-2018
- Europe for Festivals, Festivals for Europe - EFFE Label 2015-2016
- Prémio Turismo do Alentejo 2012 - Melhor evento
- Prémio Turismo do Alentejo 2011 - Melhor evento
- Prémio Mais Alentejo 2016 - Mais Sensação
- Songlines +25 of the Best International Festivals – 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015
- Prémio Município do Ano 2018 - Cat. 'Alentejo' - Universidade do Minho, pelo projeto "FMM Sines - Festival Músicas do Mundo - 20 anos"