Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo Festival Musicas do Mundo Sines

FMM Sines não se realiza em 2021

Fmmpre 980x512px 1 970 2500
31 Maio 2021

A Câmara Municipal de Sines informa que decidiu não realizar a 22.ª edição do FMM Sines - Festival Músicas do Mundo em 2021. 

Considera o município que a situação epidemiológica ainda não está suficientemente estabilizada para se poder retomar o evento em segurança. 

Nesta decisão, o município teve especialmente em conta o facto de se tratar de um festival com projeção nacional e internacional, realizado em espaços públicos urbanos, com um risco acrescido de formação de ajuntamentos fora dos recintos delimitados. 

"Quem conhece o FMM, sabe que este é um festival frequentado maioritariamente por jovens, que o vivem com espírito de liberdade, alegria e afetividade, junto aos palcos, mas também nas ruas da cidade de Sines e da aldeia de Porto Covo", afirma o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas.  

“Depois de análise em conjunto com a Autoridade de Saúde, concluímos que seria prudente esperar por 2022 para o regresso do FMM em moldes mais próximos dos que conhecemos, um festival que possa voltar a oferecer a experiência de encontro de culturas e pessoas para o qual foi criado e sem o nível de constrangimentos que teriam necessariamente de ser introduzidos este ano." 

O FMM Sines - Festival Músicas do Mundo, criado em 1999, é uma organização da Câmara Municipal de Sines. Ao longo de 21 edições, recebeu 1 milhão e 300 mil espectadores, que assistiram a 640 concertos, em que atuaram mais de 3400 músicos, oriundos de mais de 100 países e regiões. Em 2017, o festival recebeu o EFFE Award, atribuído pela European Festivals Association aos mais influentes festivais europeus.