Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo Festival Musicas do Mundo Sines

Sines

A aldeia: Porto Covo

Porto Covo é uma freguesia e povoação no sul do concelho de Sines. Esta é uma aldeia com um som musical para os ouvidos do público português, pois foi o título de uma conhecida canção de Rui Veloso lançada em 1987. Porto Covo, ela própria, é uma aldeia alentejana de traça pitoresca, composta de casinhas caiadas, com barras azuis, portas vermelhas e cortinas de renda. À volta da aldeia, encontram-se algumas das praias mais belas e acolhedoras da Costa Alentejana, bem como um dos seus elementos mais notáveis: a Ilha do Pessegueiro, antigo porto romano, casa de gralhas e motivo de lendas. Porto Covo é também um excelente ponto de partida para o interior da região, a grande planície alentejana, que se estende para além da Serra do Cercal.

  • Porto Covo
  • Praia da Vieirinha
A cidade: Sines

A cidade de Sines é um lugar de contrastes: é sede de um grande porto e de uma zona industrial, mas é, antes de mais, uma localidade histórica, com tradição balnear e uma comunidade piscatória ancestral. É esta Sines antiga e autêntica que o público encontra no FMM. Todos os acontecimentos do festival têm lugar no centro histórico da cidade, entre o Castelo no topo da falésia e o passeio marítimo junto à Praia Vasco da Gama. Passeando por ruas onde o mar está sempre à vista, o público vai sentir-se envolvido por memórias de outras eras. Esta é uma cidade que se administra a si própria desde 1362 e foi o berço de Vasco da Gama, o navegador que descobriu o caminho marítimo para a Índia.

  • Sines
  • Caracol
A região: Costa Alentejana

O cabo de Sines situa-se exatamente no centro da Costa Alentejana, a vertente marítima do Alentejo, uma das mais genuínas e preservadas regiões portuguesas. As planícies, as serras e o campo tranquilo do interior encontram uma extensa linha de praias selvagens, na sua maioria em áreas de paisagem protegida. Até chegar à costa, os visitantes percorrem aldeias, vilas e pequenas cidades de escala humana com património e restauração de excelência. Para quem gosta de caminhar, recomendamos que conheçam por dentro esta região pelos caminhos da Rota Vicentina, uma das rotas pedestres mais espetaculares do sudoeste europeu.

Zona rural

Mais informação

www.sines.pt