Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo Festival Musicas do Mundo Sines

Diversidade e muito público na edição 21 do FMM Sines

980fmmpos 1 970 2500
07 Agosto 2019

O FMM Sines - Festival Músicas do Mundo registou em 2019 um dos maiores sucessos de público das suas 21 edições, com uma estimativa de 100 mil espectadores ao longo dos 10 dias do evento.

A subida do público do festival, realizado de 18 a 27 de julho, em Porto Covo e Sines, foi muito sensível nos concertos noturnos do Castelo, com mais 50% de bilhetes vendidos do que em 2018 e lotação esgotada no sábado.

Embora, por ter entradas controladas, os números no Castelo sejam os únicos que é possível contabilizar com rigor, a perceção de crescimento do público do festival alarga-se a todos os outros palcos, de Porto Covo à Avenida Vasco da Gama, passando pelo Largo Poeta Bocage.

Pela própria estrutura do programa de 51 concertos e iniciativas paralelas, com grande diversidade de registos e conceitos estéticos, foi também um dos festivais mais intergeracionais dos últimos anos.

O público estrangeiro esteve em força, com muitos espectadores vindos de Espanha, mas também de outros países da Europa Ocidental: França, Itália, Reino Unido e Alemanha.

A cobertura mediática do FMM Sines foi feita por 97 jornalistas, de órgãos de comunicação social portugueses, mas também de Espanha, França, Itália, Alemanha e Irlanda.

O festival, organizado pela Câmara Municipal de Sines desde 1999, teve novamente o INATEL como parceiro principal e a Galp foi o patrocinador principal. O Turismo de Portugal apoiou a promoção internacional do festival, através do seu projeto Portuguese Music Festivals.

 

CITAÇÕES

"É uma sensação muito boa saber que há no mundo alguns lugares em que a Humanidade como um todo pode ser celebrada" -- Chico César, músico

"Assumi Sines como uma meta. Sabia que quando estivesse preparado tocaria aqui, e agradeço-vos por me terem preparado até aqui." -- Dino D'Santiago, músico

"As pessoas são muito calorosas. Dão muito amor." -- Le Trio Joubran, músicos

“É, sem duvida, um festival que tem como maior característica a capacidade de me apresentar música nova e artistas novos e coisas que eu não conhecia.” -- Branko, músico

“Já tem muito tempo que eu queria vir ao Festival Músicas do Mundo e esse dia chegou! A galera estava presente e então isso é para mim um presente da vida.” -- Flavia Coelho, música

"O grande objetivo do FMM, divulgar o concelho, foi claramente conseguido. Tivemos mais público do que no ano passado, mais bilhetes vendidos e mais pessoas nos concertos gratuitos" -- Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines

"...uma celebração para todas as idades: turistas e festivaleiros mais velhos sorriem ao passar pelos jovens que dançam pelas esquinas do castelo, e pais passeiam com os filhos." -- Tiago Soares (Expresso)

"...é também isso que o FMM propõe: viagens a outros lugares, esperando que estes contactos alastrem para os nosso dias durante o resto do ano." -- Gonçalo Frota (Público)

"A boa organização e a harmonia entre o público voltaram a destacar-se. E mais uma vez se percebeu que a 'world music' é muito mais do que um género e o FMM muito mais do que um festival." -- Ricardo Fonseca (Jornal de Notícias)

"A proposta do FMM, ao longo de tantos anos, continua a justificar-se pela sinergia ininterrupta de Sines, ouvintes e organização; se algo, convidam-se outros eventos (maiores) a emular os traços mais disruptivos deste tipo de programa e a assimilar uma dispersão da qual também terão de ser conspiradores. (...) Dedicar um festival a tendências por vezes ainda vistas como exóticas na Europa é um exercício diferente de meter todas as obras com uma cara étnica no mesmo saco. Porque é diferente ter um evento que procura, no seu seu esforço individual, promover cada nome tendencialmente inserido na world music, esse conjunto de pobre definição. Dar visibilidade e iluminar a identidade anulam o monstro do 'outro'". -- Pedro João Santos (Rimas e Batidas)

 

RECORDAR O FMM SINES 2019

Resumos diários / Youtube FMM Sines

Reportagens RTP África

Álbuns do fotógrafo oficial - Mário Pires

Guia do festival (PDF 5.4MB)