Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo Festival Musicas do Mundo Sines

Noura Mint Seymali substitui Khaira Arby no FMM Sines 2016

Noura mint seymali 1 970 2500
09 Junho 2016

O FMM Sines – Festival Músicas dos Mundo informa que, devido ao falecimento do marido, a cantora maliana Khaira Arby cancelou os seus concertos marcados para os próximos meses e não poderá estar em Sines. No seu lugar, está confirmada a presença da cantora mauritana Noura Mint Seymali.

Noura Mint Seymali é a grande estrela contemporânea da música da Mauritânia e a sua principal representante nos palcos internacionais.

Criada numa família proeminente de “griots” mouros, Noura começou a carreira aos 13 anos como vocalista de apoio à sua madrasta, a lendária Dimi Mint Abba. A sua avó ensinou-a a tocar ardîn, uma harpa de nove cordas reservada às mulheres. O pai, um estudioso da música mauritana, ajudou-a a formar-se como compositora.

Com esta base, Noura Mint Seymali desenvolveu uma voz pessoal em que tradição moura acústica encontra a eletricidade e o rock psicadélico numa banda onde brilha a guitarra elétrica do marido, Jeiche Ould Chighaly.

O seu álbum de estreia internacional, “Tzenni”, foi considerado um dos melhores de 2014.

Também em 2014, foi considerada a melhor artista feminina do Norte de África na primeira edição dos prémios AFRIMA, criados pela União Africana.